sábado, 3 de março de 2012

Penne ao Molho Sugo


 E vamos a receita para os corredores e triatletas de plantão!

Ingerir carboidratos na véspera de uma prova de longa duração é muito recomendado para aumentar a reserva de energia para a competição. Porém, para os amantes do esporte e da culinária como eu esta é mais uma oportunidade de se divertir na cozinha preparando uma prato bastante simples e saboroso!

Penne ao molho Sugo!

Existem uma infinidade de receitas de molho sugo na internet mas eu tentei fazer uma que seja leve e com uma quantidade mínima de gordura ou óleos, utilizando apenas ingredientes simples e sem conservantes.











Ingredientes:

- Para 4 pessoas (sendo alguns atletas!) adiquiri um pacote de 500g de Penne Grano Duro da Paganini, mas existem outras marcas muito boas no mercado como Barilla por exemplo;

E para o Molho:

- Cerca de 2kg de tomates bem maduros;
- Azeite de oliva;
- Uma cebola Média;
- 3 dentes de alho;
- Um Bouquet Garni com 3 folhas de louro, 2 de Sálvia, 2 galhos de manjericão e um galho  pequeno de alecrim;
- Sal;
- Açucar;
- 50g e Parmesão;
- Pimenta do Reino moída na hora;
- Folhas de manjericão fresco, cerca de 3 raminhos;


Preparo:

- Ferva cerca de 5 litros de água ou 1 litro para cada 100g  macarrão com sal a gosto. Alguns dizem que deve-se colocar um fio de azeite na água para não grudar mas eu não coloco, apenas dou uma atenção especial ao ato ed mexer o macarrão; Em torno de 10 minutos em água fervente o macarrão já deve estar ao dente mas sugiro ir provando para evitar que passe. Eu costumo retirar um pouco antes do ponto para terminar de cozinhá-lo no molho;

- Para o Molho sugo faço da seguinte forma:

Retiro as sementes e a casca dos tomates (para retirar as sementes costumo fervê-los e quando a casca rompe retiro). Após retirar a maior parte das sementes amasso os tomates com as mãos e reservo. Depois pico bem a cebola e o alho e douro em azeite e oliva, mas atente e colocar o alho um tempo depois da cebola pois ele doura mais rápido. Gosto muito de colocar na panela enquanto a cebola e o alho estão dourando um pouco de orégano desidratado para perfumar a cozinha! Depois disso acrescento o tomate, o Bouquet Garni (amarro as ervas com um barbate para poder retirar depois), um pouco de pimenta do reino moída na hora e uma colher de chá de açucar (para reduzir a acidez do molho). Deixo ferver em fogo baixo até que reduza a um terço da quantidade inicial, o que leva um bom tempo, e depois salgo a gosto. Após o molho e o macarrão prontos, lembrando que retiro o macarrão um pouco antes do tempo, coloco o Penne numa panela wok e jogo um pouco de azeite de oliva e o molho por cima e as folhas de manjericão e levo ao fogo baixo, mexendo a panela pelo cabo mesmo ou com uma colher de pau pequena. E está pronto nosso Penne ao Molho Sugo! Basta servir e ralar o parmesão em cima (atletas tenham cautela nessa hora). Para acompanhar logicamente um vinho e muita água pois o álcool desidrata e não queremos isso para os atletas em véspera de prova. Como sugestão de vinho sugiro um Merlot, Primitivo da Mandúria ou Zinfandel, que são uvas que dão vinhos mais aveludados.


Um ponto interessante dessa receita é que se aumentarmos a quantidade dos ingredientes dessa receita do molho podemos congelar e ter molhos bastante saborosos sempre a mão para aquela comidinha mais rápida em casa. Inclusive sugiro que vocês façam sempre em grandes quantidades pois leva bastante tempo para o molho ficar pronto e nem sempre temos todo esse tempo para cozinhar.



Um comentário: