terça-feira, 20 de março de 2012

Tipos de corte de cebola

Olá Pessoal
Minha idéia com o blog além de ensinar o pouco que sei sobre culinária é também aprender.
E nessa semana recebi um questionamento que me deixou muito contente, me perguntaram se eu sabia a diferença entre cortes de cebola. Eu nem sabia que tinham diferenças entre cortes de cebola e muito menos sabia que cada corte tinha um nome e um propósito. Então resolvi pesquisar para aprender e poder passar para vocês.
Os cortes da cebola são dois: Julienne e Brunoise.

Cebola Julienne
O corte Julienne é basicamente a cebola cortada em tirinhas. Essa era a única forma que cortava a cebola e quando eu precisava da cebola cortada em pedaços menores picava de qualquer forma.
Usamos esse corte, em tirinhas, em pratos em que queremos preservar a textura da cebola e também o seu sabor como por exemplo um prato bem brasileiro que é o bife acebolado.

Pesquisei também no youtube vídeos sobre as técnicas para esse corte:





Cebola Brunoise
O corte de cebola brunoise é o corte em cubinhos. Esse corte é normalmente usado em caldos, molhos e marinadas e também para refogar. Esse tipo de corte facilita com que a cebola muitas vezes se desmanche nos caldos contribuindo bem para seu sabor.

Segue vídeo de como cortar cebola tipo brunoise




Daqui em diante vou tentar especificar o tipo de corte da cebola que vou usar inclusive usando seus respectivos nomes.
Espero que tenham gostado das explicações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário