terça-feira, 3 de abril de 2012

Risoto de Bacalhau

Olá Pessoal!
Atendendo aos pedidos resolvi postar uma receita para o feriado dessa sexta feira e como a tradição é comer peixe resolvi fazer um Risoto de Bacalhau.
Como todo risoto este também é bastante simples e seu preparo é muito semelhante a outros risotos. Vamos a receita!!


Ingredientes:

- Risoto

  • Azeite de oliva;
  • 1/2 cabeça de cebola brunoise;
  • Vinho branco seco;
  • Arroz Arbóreo, (2 copos para 4 pessoas);
  • Lascas de bacalhau sem dessalgar, aproxidamente 500g;
  • 100g de parmesão ralado;
  • 1/2 litro de Caldo de Carne;
  • 1/2 litro de caldo de peixe (caldo do bacalhau mesmo);

 Um dos detalhes desse prato é dessalgar o bacalhau. Deixe de molho em água gelada ou numa vasilha com água sempre na geladeira. Na a´gua gelada o bacalhau não solta cheiro e mantém boa consistência. No dia seguinte ferva por cerca de 5 minutos as lascas e retire todo o bacalhau e a a´gua que sobrar é o caldo que vamos usar no risoto.

Para o caldo de carne sugiro o Roti de Carne da linha Du Chefe da Nestlé, mas procure fazer um caldo mais "fraco" para não comprometer o sabor do bacalhau no risoto.

No mais o preparo segue simples,  doure a cebola em azeite de oliva, a seguir coloque o arroz e frite por um tempo pois ajudará a soltar mais amido tornando o risoto mais cremoso. Acrescente uma xícara de vinho branco seco e deixe secar completamente, o vinho também ajuda a soltar mais amido e a também torna o risoto mais cremoso. Após isso basta ir acrescentando o caldo de carne alternando com o caldo do bacalhau aos poucos e sempre mexer de forma uniforme e delicada. Atente para o sal, pois pode ser que o caldo do bacalhau ainda esteja com bastante sal, sugiro ir provando e lembre que no final do preparo acrescentams o parmesão que é um queijo salgado. E vale sempre lembrar que o risoto é um prato que exige atenção do cozinheiro quase que o tempo todo até o final do prato pois deve-se mexer e colocar o caldo aos poucos até que ele atinja o ponto, que é uma textura bem cremosa com um grão de arroz sem nenhum ponto branco. Após verificar que o risoto está no quase no ponto acrescente as lascas de bacalhau e mexa até ficar no ponto, a tendência que boa parte das lascas se desmanche e ao final acrescente o parmesão. 


Para acompanhar o prato sugiro assar em fogo médio pimentões amarelos e vermelhos e também cebolas com cravos, todos mergulhados em azeite de oliva. Depois de assados os pimentões retire as cascas e corte em tiras (pode inclusive rasgar os pimentões em tiras ao invés de cortar, mas deixe esfriar um pouco para não queimar a ponta dos dedos). As cebolas devem estar macias e amareladas. Eu gosto de usar estes ingredientes para enfeitar o prato mas eles ficam muito saborosos e perfumados.

E para acompanhar essa delícia a sugestão é um belo vinho verde, principalmente um alvarinho.

Aproveitem o feriado e divirtam-se!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário