segunda-feira, 23 de abril de 2012

Carne Seca na Moranga

Olá Pessoal!

Muitas vezes já no início da semana acabo tendo uma sugestão ou até uma idéia vinda do "além" mesmo sobre qual o próximo prato que farei e postarei no blog e a Carne seca na Moranga ou charque na moranga foi um prato que aluna comentou que havia feito e que tinha ficado muito gostoso, então resolvi experimentar pois gosto muito de carne seca e como eu já havia feito em outra ocasião o camarão na moranga achei que seria fácil de fazer esse prato.




Então vamos aos ingredientes:

- 1 abóbora moranga, atente ao número de pessoas para escolher o tamanho;
- Aproximdamente 1,2Kg de charque ou carne seca ou também carne de sol. Tem todos esses nomes...hehehe. Lembre que depois de dessalgada e limpa você terá uma perda de uns 25% da carne;
- Meia cebola média cortada tipo "julienne";
- 3 dentes de alho;
- Salsinha picada a gosto;
- 400g de Mandioca ou aipim;
- Bacon, escolha um bem magro pois o excesso de gordura deverá ser retirado;
- Meio vidro de requeijão;

O preparo desse prato é bastante simples. Deixe o charque mergulhado em água por umas 24 horas aproximdamente trocando a água umas 3 a 4 vezes. Limpe o charque tirando a gordura e tecido conjuntivo. Cozinhe na pressão durante cerca de 40 minutos pois isso facilitará para desfiar que é a parte mais trabalhosa do prato. Eu uso dois garfos para desfiar, raspando a carne no mesmo sentido das fibras com um dos garfos e segurando com outro. Cozinhe a mandioca na pressão por aproximdamente 30 minutos ou até que ela esteja bem mole e faça um purê, lembro que não precisa colcar sal na água da mandioca pois todo o ssal que vamos precisar já está na carne. Frite o bacon sem o excesso de gordura e depois doure a cebola e o alho. Acrescente a carne seca e a salsinha e frite mexendo sempre. Acrescente aos poucos o purê de mandioca e o meio vidro de requeijão. Depois de ter uma mistura bem homogênea e reserve.

Para preparar a moranga lave bem a moranga com uma esponja sem sabão ou detergente em água corrente. Faça um corte em formato de tampa na parte de cima da moranga. Retire as sementes com uma colher deixando a moranga oca, apenas com uma parede da "carne" da moranga de no máximo dois dedos.



Para evitar um tempo de forno muito grande para cozinhar a moranga por dentro sugiro que cozinhe ela no microondas por aproximadamente 15 minutos, mas faça isso aos poucos, de 5 em 5 minutos sempre avaliando o quão cozida está. A tampa deve ficar apenas 5 minutos pois precisa ficar mais firme. O ponto das paredes da moranha é quando ela se solta com facilidade com uma colher.

Após cumpridas essas etapas, recheie a moranga com a carne seca aquecida, tampe, envolva com papel alumínio e leve ao forno com cerca de 200º C por aproximdamente 15 minutos.



Como acompanhamento para esse prato optei apenas com um arroz com açafrão e salsinha picada. Basta cozinhar o arroz branco normalmente acrescido de um pouco de açafrão. Para acompanhar esse prato sugiro um vinho um pouco mais ácido para auxiliar na digestão pois é um prato gorduroso, pode escolher um vinho branco mais encorpado ou um vinho tinto mais jovem. Entre os tintos sugiro um vinho de taninos mais macios. Mas eu escolhi para esse prato um Merlot, que é uma uva que gosto muito, mas uvas como a Carmenere e a Cabernet Sauvignon acompanhariam muito bem.




Bom apetite e Let´s Rock!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário